Twitter

segunda-feira, 23 de março de 2009

Igualdade para os iguais


No último domingo, aqui no RJ, aconteceu uma passeata com o intuíto de incluir jovens com síndrome de down no sistema de ensino normal. Uma das responsáveis pelo movimento disse, ao portal G1, que ainda há escolas que não aceitam alunos com Síndrome de Down ou que cobram uma taxa extra para aceitá-los, o que é ilegal. “Existem muitos casos assim, mas o problema é que as pessoas não cobram os seus direitos, elas preferem procurar outra escola”. Segundo a federação, nascem no Brasil aproximadamente 8 mil pessoas com a síndrome por ano.
A exclusão é antiga, mas, inúmeros mitos sobre a capacidade de aprendizagem das pessoas que teem a síndrome já foram quebrados. Em pleno século XXI é de se chocar que ainda há esse tipo de preconceito. Alias, estranho é ainda termos qualquer tipo numa sociedade tão desenvolvida.
Para finalizar, a frase de um dos manifestantes que sintetiza bem a idéia aqui apresentada.
“O ideal é que não houvesse exclusão. Se não existisse preconceito, não precisaria de passeata pela inclusão

Um dia a gente chega lá!

beijos ...

4 comentários:

Aline disse...

Para que todas as escolas aceitem sempre essas crianças seria necessário que todos os professores estivessem preparados para atendê-los e respeitá-los como eles merecem. Não adianta uma escola sem estrutura aceitar um aluno especial e não fazer nada por ele, nesse caso, não se trata de preconceito e sim de honestidade. Mas concordo que ainda existam sim casos de preconceito, mas é como você disse, um dia a gente chega lá!

Salve Jorge disse...

Chega
E chegando
A gente se aconchega
Que conforme se vai lutando
As coisas vão melhorando
Só depende da integra
De repensar as regras
E de seguir acreditando...

Manuela disse...

Eu concordo com tudoooooo que a Aline falou. Tudo mesmo.

Bjossssssssssss!!

ChulapA disse...

nossa q legal o seu blog
super legal
otimo conteudo e super caprixado
:)